… psicologia barata!
… queres um exemplo de psicologia aplicada: aqui está!
… encontra o motivo que te obriga a fazer algo, mesmo aquilo que não queres… pensas que és independente, livre e senhor do teu “nariz”?… errado!
… sabes para que é que serve o euro que colocas no carrinho de compras do supermercado?
… obviamente que sabes!… é para evitar roubos!
… estás enganado!
… o euro no carrinho é usado para te obrigar a colocá-lo de volta ao seu lugar.
… quando os supermercados tinham carrinhos gratuitos, os clientes com pouco sentido cívico, ou seja, a maioria, deixavam-nos espalhados no parque de estacionamento, criando perturbações e confusões no trânsito.
… a solução para esse problema foi encontrada no sistema que desbloqueia a cadeia que prende os carrinhos uns aos outros… a moeda!… um incentivo ao bom comportamento.
… mas, o aspeto mais significativo do estudo foi identificar qual era a moeda que funcionava: as mais pequenas (10 ou 20 cêntimos) não constituíam um incentivo suficiente forte e os carrinhos foram abandonados de qualquer maneira.
… as moedas tinham que ser de 2 €, 1 €, mas também de 50 cêntimos… os resultados obtidos foram apreciáveis.
… os 50 cêntimos (valor mínimo) são o preço do sentido cívico desta nação “à beira-mar plantada”.
… em Portugal, compramos com o troco!
… encontra o motivo que te obriga a fazer algo, mesmo aquilo que não queres… pensas que és independente, livre e senhor do teu “nariz”?… errado!
… sabes para que é que serve o euro que colocas no carrinho de compras do supermercado?
… obviamente que sabes!… é para evitar roubos!
… estás enganado!
… o euro no carrinho é usado para te obrigar a colocá-lo de volta ao seu lugar.
… quando os supermercados tinham carrinhos gratuitos, os clientes com pouco sentido cívico, ou seja, a maioria, deixavam-nos espalhados no parque de estacionamento, criando perturbações e confusões no trânsito.
… a solução para esse problema foi encontrada no sistema que desbloqueia a cadeia que prende os carrinhos uns aos outros… a moeda!… um incentivo ao bom comportamento.
… mas, o aspeto mais significativo do estudo foi identificar qual era a moeda que funcionava: as mais pequenas (10 ou 20 cêntimos) não constituíam um incentivo suficiente forte e os carrinhos foram abandonados de qualquer maneira.
… as moedas tinham que ser de 2 €, 1 €, mas também de 50 cêntimos… os resultados obtidos foram apreciáveis.
… os 50 cêntimos (valor mínimo) são o preço do sentido cívico desta nação “à beira-mar plantada”.
… em Portugal, compramos com o troco!
… considerando o momento, isto aplica-se a muitos aspetos da nossa vida.
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